Método de preparação
Para a panna cotta: levar o leite, as natas, as folhas de manjericão, a vagem de baunilha e 200g de açúcar ao lume e aquecer, sem ferver. Simultaneamente, hidratar as folhas de gelatina e juntar ao preparado quente. Remover as folhas de manjericão inteiras e deixar arrefecer.
Para o creme de lima: triturar a casca da lima com 300g de açúcar no thermomix (ou num triturador/picador), colocar os ovos, a manteiga e sumo de lima e emulsionar, levar a cozer a 90 graus, durante 12 min. Deixar arrefecer.
Para o gelado de ervilha: colocar o leite, as natas e 200g de açúcar num tacho e misturar com uma vara de arames até o açúcar dissolver. De seguida, juntar as ervilhas e mexer bem. Depois, aquecer a mistura em lume médio/baixo até começar a borbulhar (mas sem ferver). Deixar repousar durante 1 hora.
Após o tempo de repouso, triturar a mistura num liquidificador. Colocar numa taça as gemas com o restante açúcar e bater até obter um creme fofo e esbranquiçado. Juntar 1 chávena da mistura de ervilhas às gemas, aos poucos (uma colher de sopa de cada vez), mexendo sempre.
De seguida, colocar a restante mistura de ervilhas novamente no tacho, juntamente com a mistura de gemas e a baunilha e aquecer em lume médio, mexendo de vez em quando. Deixar cozinhar durante 15 minutos. Passar o creme por um coador e deixar repousar 1 hora à temperatura ambiente.
Cobrir com película aderente e levar ao congelador durante 3 a 4 horas, mexendo a cada hora para não cristalizar.
Servir com o gelado de ervilha e o creme de lima.