Tudo sobre Leguminosas
Dietas sustentáveis
Os governos de todo o mundo estão a descobrir e a emitir recomendações sobre os benefícios da inclusão de alimentos à base de plantas nas nossas dietas e sobre a necessidade de serem seguidas dietas mais sustentáveis. De facto, 2016 foi declarado, pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, o Ano Internacional das Leguminosas. Com a população mundial em constante crescimento e sendo as atuais taxas mundiais de produção de alimentos provavelmente insuficientes para alimentar toda a população no futuro, é necessário produzir mais alimentos com menos terreno e menos água. É neste aspeto que as leguminosas poderão desempenhar um papel muito importante.
As leguminosas são perfeitas para uma dieta saudável e equilibrada, são fontes saudáveis de proteínas vegetais, contêm fibras e são ricas noutros nutrientes. Contam até para a dose recomendada para ingestão de vegetais!
Esta família de alimentos inclui o feijão (vermelho, azuki, manteiga, etc.), as favas, o grão-de-bico e as lentilhas, todos versáteis e nutritivos, usados como base de sopas e guisados, misturados com molhos ou adicionados a diversos pratos para melhorar o sabor e a nutrição. As leguminosas são fundamentais na hora da refeição.
Para se inspirar com receitas com leguminosas, visite as nossas Receitas de Ervilhas
.Factos nutricionais
Eis alguns factos nutricionais sobre estas delícias saudáveis e sustentáveis: